Bem-vindo ao site da Escola Qualifica, hoje é 11 de Dezembro de 2018
Você está em: Cursos >Saúde
QUALIFICA CURSOS

Turismo

Curso
Barista
O Brasil é hoje o maior produtor, exportador e o segundo maior consumidor de cafés do mundo e tem se despontado, no mercado global, como um dos principais comerciantes de cafés especiais em virtude dos investimentos em pesquisas, da pluralidade edafoclimática e diversidade cultural das populações envolvidas com seus processos produtivos. O mercado de cafés especiais é o que mais cresce no país e no mundo - 12% de crescimento em comparação ao mercado de café commodity, cujo mercado cresce apenas 2% ao ano.
O café produzido no país tem se elevado qualitativamente e tem atraído o interesse dos brasileiros. A melhor distribuição de renda tem ocasionado refinamentos nos padrões de consumo e as cafeterias tem se expandido também em quantidade Brasil afora, não deixando de lado nem mesmo regiões de clima quente, como é o caso do Nordeste brasileiro, para onde redes famosas tem se estendido. Somente estes estabelecimentos tem faturado algo acima dos 850 milhões de Reais ao ano.
De maneira a estreitar a relação entre a expansão da produção agrícola e o interesse dos consumidores pelos cafés especiais, o profissional Barista surge como a ponte entre os dois extremos da cadeia produtiva e a figura mais importante dentro do cenário das cafeterias.
Por esta razão, um curso de Barista faz-se extremamente oportuno, para atender as cafeterias que surgem, quanto para oportunizar o empreendedorismo de quem deseja abrir seu próprio negócio, sobretudo na região turística que é a Serra Gaúcha, mercado promissor para os empreendimentos de gastronomia e suas derivações.
138 horas/aula
A profissão de Barista é reconhecida mundialmente e teve sua origem há séculos, na Itália. O profissional é um especialista em cafés de qualidade, conhecedor de variedades, regiões de cultivo e grãos da matéria-prima em termos de torrefação e moagem. Domina extração da bebida e desenvolve cafés também a partir de outros insumos. Como trabalha em contato direto com o público, precisa conhecer técnicas de atendimento ao cliente e serviço de bar. No Brasil, ainda são raros os cursos e os profissionais que desempenham a função o fazem, muitas vezes, sem a devida qualificação. A profissão está inscrita no Ministério do Trabalho e Emprego sob o código 5143-40 e no país já existem associações que congregam a categoria e realizam campeonatos, como a Brazilian Special Coffee Association (BSCA) e a Associação Campeonato Brasileiro de Baristas (ACBB), que promove o Campeonato Brasileiro de Baristas.
O objetivo do curso é formar profissionais conhecedores da matéria-prima, aptos à extração dos cafés tradicionais, sejam eles quentes, frios ou alcoólicos. Para isso, se faz necessário o domínio das técnicas de mise-en-place de café, além da operação das máquinas de cafeteria. Será iniciado às técnicas da latte art, que usa como matéria-prima o leite vaporizado. O profissional também deverá aprender a criar novas bebidas e formas de consumo do grão. Como é o Barista que atende ao cliente diretamente no balcão, saberá prestar atendimento qualificado e conhecerá os serviços de bar, sempre primando pelas normas de segurança e higiene alimentar.
 

Módulo I – Introdução
Atendimento ao cliente
Normas de higiene e segurança
Histórias e lendas do café
Espécies, variedades e beneficiamento
Regiões produtoras
Café e saúde
Qualidade e selos de procedência

Módulo II – Preparo e degustação
Manejo e conservação de cafeteiras
Análise organoléptica das variedades, blends e apresentações comerciais
Mise-en-place
Percolações
Bebidas com café e outros preparos
Apresentação e latte art
Criatividade em café

Módulo III – Serviço e harmonização
Serviço de salão e bar
Harmonização de cafés
Elaboração de cartas de cafés

Módulo IV – Empreendedorismo

Módulo V – Relações humanas e ética profissional
Centro de Ensino Tecnológico em Produção Alimentícia,
Produção de Design, Gestão, Negócios e Saúde
Rua João Goulart, 20 - Centro
Garibaldi - RS - Cep: 95720.000
Fones: (54) 3462.1401
            (54) 9 9965.1401
Horários de atendimento: Segundas-Quintas: 13:30 - 22:00     |     Sextas: 13:30 - 19:00     |    Sábados: 09:00 - 12:00                    ÁREA RESTRITA     |     WEBMAIL
Escola Qualifica - Todos os direitos reservados - Copyright 2013